Brás o médico ( Parte 1 )

Passava  eu certo dia por uma rua, quando visualizei uma pequenina  igreja. Estacionei o carro e entrei. Era um desses dias da semana que você precisa  parar e  rezar um pouco. Estava terminando uma Missa. Sentei e percebi que havia uma movimentação maior  do que a de costume. E no final da Missa, vi uma fila de pessoas formando-se  no centro da nave  da igreja dirigindo-se ao presbitério,  onde o sacerdote com duas velas em forma de X,  colocava-as no pescoço do fiel dizendo uma oração. Aproximei-me do local e pude escutar o Padre dizer para cada pessoa que ia em sua direção o seguinte: Por intercessão de São Brás, livre-te Deus de…

Na saída , super curiosa,  perguntei a uma senhora:Por favor, hoje é um dia especial?  Ela respondeu: Muito especial e importante, é dia de São Brás! Quem é  São Brás senhora, perguntei-lhe? Ah! Moça, se eu for explicar vou atrasar-me, tenho compromisso agora, posso marcar para conversarmos outro dia ou se preferir pergunte ao sacerdote, ou, quem sabe, compre algum livro que conte a história  dele, que acha? Como também tinha alguma pressa, optei pela última sugestão daquela senhora e no dia seguinte , fui  a uma livraria de artigos religiosos e encontrei um livro sobre esse São  Brás, e logo comecei a lê-lo.

Amigos, vocês que me dão a alegria de acompanhar este blog não sabem, mas sou muito curiosa em face da vida de determinadas  pessoas.

Mas fiquei pensando: será que este assunto tem relação com o objetivo deste blog? Será que irá despertar o interesse dos meus  amigos?   Achei que sim, porque é uma história deveras edificante e cheia de belos gestos  e de atitudes bondosas e heróicas. Diz o ditado popular e muito sábio: as palavras movem e os exemplos arrastam. E a vida deste homem merece ser conhecida por muita gente.

Brás  tinha costumes muito simples.  Apesar disso, ele tinha um coração generoso e tudo fazia  para ajudar aos necessitados. Nasceu na Armênia lá pelo século III, d.C.

E para minha surpresa, era médico,   viveu boa parte de sua vida exercendo essa tão bela profissão.  Só  que  Brás, resolveu deixar a Medicina pois sentia que faltava algo em sua vida, o que  o deixava insatisfeito. Buscava incessantemente esse algo   e  decidiu afastar-se para longe, para viver no silêncio e na contemplação da natureza.  Imaginem, passou a viver numa caverna, onde passou boa parte da vida!

E vejam que coisa linda :  os passarinhos iam levar-lhe alimento! Nossa! Pensei: este homem foi muito especial, um  predileto de Deus!

Na medida em que avançava na leitura do livro, minha admiração ia crescendo .

Depois do período em que viveu numa caverna,  foi para o deserto e lá ficou como um eremita. Esse período da vida de  Brás, foi de oração sobretudo para pedir a Deus que lhe  mostrasse  o que lhe faltava.

E Deus ouviu os seus rogos:

Num dia, após manter-se recolhido e em oração, de repente, ouviu uma voz interior dizer-lhe: Brás, meu filho querido, quero que sejas um sacerdote! Ao receber esse chamado de Deus, imediatamente dirigiu-se ao seu pároco, comunicando-lhe a sua vocação e passou a fazer os estudos necessários para ser ordenado sacerdote. Enfim, Brás encontrara o älgo¨ que faltava em seu existir. E em pouco tempo, foi ordenado sacerdote e em seguida Bispo, sendo um verdadeiro pai e pastor  do povo que lhe foi confiado.

E isto ocorreu numa época em que ele e seus irmãos Cristãos,  sofriam cruel perseguição  religiosa , por parte do imperador  Licínio. Os cristãos  eram torturados e perseguidos e ele Brás, a todos  ajudava, escondia-os,   para não serem mortos, sempre destemido, corajoso, enfrentava aqueles soldados com a coragem de um soldado de Deus e  de um verdadeiro pastor que cuida e apascenta suas ovelhas.

 E já no final de sua existência, Imperador mandou prendê-lo em sua casa episcopal.

Para saber o restante da história, aguardem pelo próximo post.IMG-20160823-WA0002

Anúncios

5 comentários em “Brás o médico ( Parte 1 )

  1. Quem dera se todos nós, procurássemos nos dedicar pelos menos meia hora por dia para ajudar aos outros, como fez São Brás.
    Grande Santo que na vida procurou fazer o bem em obediência ao chamado de Deus.
    São Brás, rogai por todos nós

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s