São Raimundo Nonato

Resultado de imagem para sao raimundo nonato da igreja de sao raimundo de salvador

Amigos e amigas, não poderia deixar de dizer alguma coisa sobre esse grande homem, cujo dia  hoje se comemora. Sua mãe,  grávida no último mês, foi vítima de um acidente do qual veio a falecer. Vinte quatro horas depois, quando o corpo  de sua mãe estava sendo velado, eis que de repente, o Visconde de Cardona, tio de Raimundo, movido  por um impulso abriu com uma faca de caça, o ventre da falecida e conseguiu oferecer à vista das testemunhas daquela cena de dor, um formoso menino,  a quem  a admiração geral logo batizou  com o sobrenome Nonato  que significa “ não nascido”.

Vindo hoje da Missa, celebrada na Igreja de São Raimundo Nonato,  a qual tive oportunidade de animar com o Coral dos Arautos do Evangelho, e vendo a Igreja superlotada de fiéis, cheios de fé nesse grande santo, fiquei emocionada e veio a vontade de passar para vocês alguns dados que ilustram o exemplo de virtude, santidade e amor a Deus desse grande santo.

 São Raimundo  é protetor das parturientes. Veio ao mundo em Portel, Espanha, na Diocese de Solsona, próximo a Barcelona, no ano de 1200.  Percebeu sua vocação religiosa e entrou para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, que tinha por finalidade resgatar os cristãos cativos. No cumprimento de tão generosa vocação, passou por muitos sofrimentos.

Realizou inúmeros e portentosos milagres.

Pelos anos de 1653 e 1654, houve em Tolosa na França, uma espantosa epidemia, sendo infrutíferos todos os remédios empregados para combatê-los. Por fim, encontrou-se um remédio que foi a água de São Raimundo , que salvou dos horrores da epidemia e da morte mais de 20 mil pessoas!

Resultado de imagem para sao raimundo nonato da igreja de sao raimundo de salvador

Certa feita, deu seu chapéu a um pobre que lhe pedia esmola na rua de Barcelona. Na mesma noite, apareceu-lhe Nossa Senhora, oferecendo-lhe em recompensa de tão bela ação, uma coroa de flores, mas o santo recusou-se a aceitá-la, recebendo em troca, uma de espinhos que lhe dera Jesus. Desde aquele momento até a morte, Raimundo sofreu veementes dores de cabeça; já aqueles que lhe imploravam proteção para a cura de doenças da cabeça , recuperavam a saúde. (veja o quadro abaixo)

São Raimundo morreu em Cardona, no ano de 1240, e o seu corpo manteve-se incorrupto por 15 dias, antes de ser sepultado, exalando um perfume suavíssimo e foram inumeráveis os enfermos  que recuperaram a saúde em contato com suas relíquias

 Hoje, seu corpo  está  na mesma ermida de São Nicolau,  na qual  orava nos seus anos de pastor.

Encontramos no Convento de São Raimundo, um livrinho, com  biografia e novena  deste santo, extraídos do Manual de Piedade Cristã do  Pe. Dr. Emílio Silva de Castro. Neste livrinho, encontrei  preciosos comentários sobre as famílias cristãs que achei de muita importância para os nossos dias e queria compartilhar com vocês:

“Talvez, entre os gravíssimos erros e grosseiros vícios que proliferam em nossa época de materialismo, e descrença, nenhum tão grave e de conseqüências tão funestas como o desprezo  à instituição  familiar.  Combate-se a união e  o amor dos esposos, despreza-se  o pudor e o recato feminino, perverte-se a inteligência e o coração das crianças, e, como horrendos pecados atenta-se contra desígnios do Criador nos próprios mananciais  de vida.” E olhem que esse livrinho foi impresso em 1957!

Estimados irmãs e irmãos, espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre  a vida de  São Raimundo Nonato. Espero vocês no próximo  post.

PS: E se algumas das amigas estiverem para ganhar bebê, procurem as irmãs do Convento de São Raimundo e lá adquiram a fita, água , vela e novena de São Raimundo, para que tenham um feliz e abençoado parto.

Resultado de imagem para sao raimundo nonato milagre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s