A lição das formigas

Resultado de imagem para formigas

Faz um bom tempo, que eu estava na chácara, numa parte alta da qual se visualiza um pomar e, de repente, prestei atenção em um carreiro de formigas,  caminhando e trabalhando, pois na cabeça de cada uma havia uma folha verde  ou uma lasquinha de madeira ou até mesmo, pasmem! um fragmento de brita. Fiquei olhando, admirando aquela fileira de formigas, uma atrás da outra, fiquei apreciando que admirável trabalho em conjunto. Resolvi acompanhá-las no seu percurso, pois a minha curiosidade me fez levantar e seguir aqueles insetos pequeninos, que às vezes caíam meio desajeitados mas, o seu sustento ou sua carga não caía! Levantei e fui andando, observando para onde iam. E constatei  que todas entravam no mesmo buraco levando seu material.

Além disso, observei que as formigas que vinham em sentidos contrários, cumprimentavam-se! Achei fantástico aquele trabalho ordenado, ¨civilizado¨ tanto que procurei algo que falasse das formigas, da sua vida em sociedade e  características salientes desses pequenos insetos.

E, outra vez, uma surpresa:

A Bíblia  Sagrada nos aconselha a dirigirmos nossa atenção a este humilde inseto, com as seguintes palavras:

“Vai, ó preguiçoso, ter com a formiga, observa seu proceder e torna-te sábio: ela não tem chefe,  nem inspetor, nem mestre,  prepara no verão sua provisão, apanha no tempo da ceifa sua comida”  (Pr 6, 6-8).

Além de encontrar essa passagem na bíblia, tive oportunidade de ler um artigo numa revista muito interessante que dizia:

“Quando nos afastamos alguns momentos do corre corre da cidade e nos aproximamos de algum lugar que nos permita apreciarmos a natureza, sua beleza e ordenação, vamos contemplando as maravilhas do Senhor.

Resultado de imagem para o carreiro das formigas

Falta-nos tempo para admirar o sol que se levanta para nos trazer o dia, espalhando sobre o céu cores belas e variadas, sem nunca deixar de fazer seu percurso com constância e pontualidade, brilha ele até o momento de retirar-se para ceder lugar à rainha da noite , a Lua. E quando a abóboda celeste já está coberta com o noturno manto escuro, cintilam as preciosas estrelas, jamais se chocando umas com as outras, mantendo sempre impecável disciplina.

A mesma ordenação vemos refletida no reino animal; desde os maiores, passando pelos mais espertos, até os mais inofensivos, cada um manifesta um modo de vida regrado e uniforme, seguindo com retidão os impulsos de seus instintos naturais”.

Estamos falando estimados irmãos, das formigas! “Animais pequenos na terra que, entretanto  são sábios e muitos sábios “ (Pr 30, 24)!  Meus irmãos e minhas irmãs, o Espírito Santo afirma que as formigas são sábias e que temos que aprender muitas coisas com elas!

Com efeito, elas vivem,  harmonicamente, em sociedade , e nós ?  Olhando para seus buracos, podemos pensar que elas moram em espaços muito pequenos para alojar  tantas formiguinha. Ledo engano! Quantos caminhos e galerias existem debaixo da terra, como podemos  ver pela ilustração abaixo

E mais assombroso ainda é ver tudo tão bem organizado e dividido, havendo, até mesmo, repartições com câmaras e salões.

Ademais, elas carregam peso além das suas forças, mas não desistem continuam naquela marcha dando a impressão de que vão cair mas não caem, simplesmente algo muito impressionante.

Resultado de imagem para comunicacao das formigas
As formigas se cumprimentam constantemente

Seria muito bom que nós nos lembrássemos do nosso Criador e de todas essas maravilhas da natureza, toda a sua ordenação e hoje, especificamente,todo um trabalho de um pobre e minúsculo inseto, mas que Deus deu a força, e a persistência  para alcançar seus objetivos através da união, da força de trabalho em equipe, e que observam , ainda, de quebra,normas de comunicação e urbanidade.

Que lição de vida nos dão esses despretensiosos insetos que geralmente só são vistos como devastadores de plantações!

Todavia, se os observarmos sob outros ângulos,podemos fazer a seguinte reflexão: Apoiando-nos somente em nossas próprias forças, jamais alcançaremos a meta. Para atingi-la, devemos nos compenetrar da necessidade de sermos organizados, previdentes e humildes, trabalhando com espírito de equipe, de união e com a mesma pertinácia das formigas, pois só assim seremos fortes

Segundo meu marido, seu falecido e saudoso pai Renato, gostava muito de dizer: a união faz a força ou então, um por todos, todos por um, que era o lema, se não estou enganada, dos Três Mosqueteiros. Portanto, se aprendermos com as formigas e rogarmos a ajuda do bom Deus, venceremos o egoísmo e abraçaremo  o caminho da virtude.E só assim se estabelecerá de novo a paz, a benquerença e a harmonia entre os homens.( vide Revista Arautos do Evangelho, junho de 2012. N.126, págs. 50-21)

Resultado de imagem para vida subterranea das formigas
Vida subterrânea das formigas
Anúncios

4 comentários em “A lição das formigas

  1. Grande inseto que com a sua pequenez, faz do seu sustendo uma arte, quando leva para os seus aposentos o seu próprio alimento. Caminhando paciente uma atrás das outras, sem se perder.
    Gostaria de conhecer o seu esconderijo, para ver mais de perto aonde guarda toda alimentação, na qual foi levada com muito carinho e com bastante cuidado

    Curtir

    1. Amiga Angelita verdade! Parabéns pela sua observação neste tema A Lição das Formigas. Quanto ao local onde armazenam sua alimentação, o povo o chamam de panela. Mas na verdade é muito mais que isso. Trata-se de uma fortificação subterrânea onde elas moram, se protegem dos perigos e cuidam da sua rainha, que é encarregada de dar continuidade a sua espécie. É muito interessante esse trabalho conjunto delas. A última foto desse post retrata como é a estrutura e o funcionamento desse engenhoso abrigo. abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s