Curiosidades da culinária

Resultado de imagem para espinafre

Caríssimos, vocês sabiam que o espinafre é da mesma família da beterraba e da acelga?

Pois bem, para aqueles que não sabem, quero compartilhar um pouco do que aprendi sobre o espinafre.

Segundo os entendidos, o espinafre surgiu na antiga Pérsia. No século VII, chegou até a China, sendo conhecido como “a erva da Pérsia”. No século XI, foi introduzido na Espanha, pelos mouros, e era chamado na Inglaterra de “vegetal espanhol”. Os maiores produtores comerciais de espinafre são os Estados Unidos e a Holanda.

Dentre as qualidades do espinafre, podemos destacar as seguintes:

– excelente fonte de fibras, vitamina K, minerais – como cálcio, ferro, magnésio, e manganês – e em folato, uma vitamina B solúvel em água, necessária para a boa função cognitiva.

Resultado de imagem para espinafre

– rico em vitamina A e compostos relacionados como o betacaroteno, zeaxantina e a luteína, carotenóide que age como proteção do olho.

Pode-se dizer que o espinafre é um santo vegetal. Muitos estudos foram feitos com animais alimentando-se de espinafre e foi constatado que o seu consumo auxilia no combate e tratamento de determinadas doenças. Por exemplo: no câncer de próstata –  o antioxidante das folhas do espinafre diminuiu o ritmo de câncer de próstata tanto em animais como em seres humanos; ajuda a não desenvolver a catarata. Na verdade, é um vegetal que em relação a outros tem maior efeito antiproliferação.

Como vegetal tão importante  na nossa alimentação deixo com vocês uma receita:

Resultado de imagem para plantio de espinafre
Plantio de espinafre nos EUA

Arroz com espinafre:

Ingredientes: arroz, espinafre, azeite extravirgem, alho, manteiga, salsinha, queijo ralado.

Modo de fazer: machuque o alho e jogue na panela, Coloque,a manteiga, azeite de oliva e recheie até muchar, e jogue o arroz, coloque sal,  mexa e ponha água cobrindo o arroz. Se precisar põe um pouco mais de água, após cozinhar, reserva. Pegue uma frigideira machuque o alho, uma cebola picada recheie e jogue o espinafre lavado dentro, refogue e jogue na panela do arroz e misture.

Fiquei tão encantada com esse vegetal de ponta e que nos traz tantos benefícios,  que na mesma hora, levantei e fui a geladeira para verificar se tinha ou não espinafre.  É até para rir, não é ? Santo remédio!

Resultado de imagem para plantio de figo

FIGO

Quanto ao figo, será que essa fruta é saudável para nós? Sim, amigos, é saudável e como! Se recomenda que se coma.  Os estudiosos e cientistas, que estudaram essa fruta, confirmaram seu benefício.

 O figo é uma fruta que surgiu desde tempos antigos e bíblicos. Diz a bíblia: “Abriram-se, então  os olhos de ambos ( Adão e Eva) e percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si”, Gênesis 3-7.

A Turquia e a Grécia são os maiores produtores mundiais desta fruta.

Devemos comer figo porque ele contém fibras, potássio, cálcio, magnésio e ferro, além de ser uma grande fonte de polifenóis, substâncias de plantas que ajudam a combater doenças. Tem antioxidantes, de qualidade superior. Ajuda na digestão, pois tem fibras e contém enzimas digestivas.

Resultado de imagem para plantio de figo

Serve para o controle de peso, pois, por conter muita fibra, ajuda as pessoas a se sentirem “cheias” mais rapidamente e reduz a absorção de calorias. Muito bom para diabetes – o tipo de fibra encontrada no figo pode diminuir as chances de desenvolver diabetes melito não-dependente de insulina (tipo2), reduzindo  a digestão e a absorção de açucares nas comidas. Doenças cardíacas – antioxidantes chamados fenóis, encontrados especificamente em figos secos, reduzem o dano e as mutações de células individuais no corpo, possivelmente, oferecendo um efeito de proteção  contra doenças cardíacas e câncer.

Resultado de imagem para plantio de figo

Falando nas qualidades do figo, aproveito para compartilhar com vocês uma receita com essa importante fruta.

FRANGO MARROQUINO COM FIGOS

Ingredientes do molho:

1 ½  xícara  de cebola picada, 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado, 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, ½ colher de chá de coentro em pó,  ½  colher de cominho  em pó,  1 ½ xícara  de molho de tomate, 2 xícaras de batata sem pele, cortadas em cubos,  1 ½   de figos frescos ou secos, cortados ao meio.

Ingredientes para o frango:

1 k de frango cortado em cubos, ¼ de xícara de azeite extravirgem, ½ xícara de coentro fresco, picado, sal e pimenta a gosto.

Refogue a cebola e o gengibre em 2 colheres de sopa de  azeite. Acrescente o cominho e o coentro, misturando até que as especiarias estejam  cozidas, cozinhe as batatas separadas e junte o restante dos ingredientes  do molho e  refogue.  Coloque  o figo por último, prove o sal e reserve. Em uma panela larga, aqueça  em fogo médio, ¼ de xícara de azeite. Acrescente o frango, e deixe dourar. Despeje o molho sobre o frango e  sirva com arroz.

Bom Apetite!

Anúncios

2 comentários em “Curiosidades da culinária

  1. Esclarecer sobre propriedades dos alimentos é um serviço de utilidade pública. Estive em Tucano, sertão, vegetação De caatinga, terra seca, muito calor. Por lá aprendi algumas coisas sobrei as plantas locais e fiquei admirado de ver que muitas delas, apesar do aspecto rústico, são comestíveis e outras medicinais. Dai a importância do texto de hoje.

    Curtir

    1. Sabe Zé, tem determinadas pesquisas que estou aprendendo muito. Fiquei impressionada com essa. Pois é um grande aprendizado para mim.
      Estarei sempre colocando um post de curiosidades!
      É muito importante os comentários de todos e particularmente agradeço o seu, que contém observações valiosas!
      Obrigado Zé pela atenção de sempre.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s