Faróis e Sua beleza

 Há três meses  atrás, dei início a esse despretensioso blog objetivando  compartilhar com  vocês, temas que fossem do agrado de todos. Agradar a um público  variado  é uma tarefa difícil, mas buscamos  fazer o melhor.

Whiteford Point, Reino Unido

Vamos  contemplar coisas bonitas que elevem a nossa alma,  para o belo, o encantador, o maravilhoso, como disse   no primeiro post. Porquanto, de notícias sobre fatos e atitudes  feias e tristes,   estamos saturados. Por outro lado, sobre  determinados assuntos polêmicos, nós evitamos de escrever,  pois a nossa intenção é meditarmos sobre  as maravilhas  das  coisas criadas por Deus e outras tantas, frutos da ação engenhosa e sábia dos  homens  e mulheres que no transcurso da história , vão tecendo  suas vidas, em meio às diversas culturas e civilizações a que pertencem, formando, tudo , um conjunto admirável.

Cork, Irlanda

Por vezes, são aspectos de um  pequeno vegetal, como o miosótis ou de um animalzinho, como a formiga, que vão nos permitir inteligirmos certas realidades e aprendermos certas lições de vida;  outras vezes, nos deleitamos observando um costume pitoresco de um povo simples, como é o caso de sua cultura alimentar;  ou as cerimônias náuticas  belíssimas, por exemplo,as que marcaram  o feérico jubileu de diamante    da Rainha da Inglaterra, que recomendo assistam acessando a internet;  como também assistindo a arte  cênica de um jogo de capoeira no Terreiro de Jesus; participando ou assistindo  uma procissão de velas em Fátima, Portugal; contemplando monumentos e edificações que , embora construídos, para fins de segurança estratégica, têm um encanto e uma beleza desconcertantes, como é o caso dos fortes e faróis, inclusive os da Bahia . E os exemplos poderiam se multiplicar ao infinito e como vocês estão vendo, haja fôlego para estudar, pesquisar e dar sobre tantos temas, algumas pinceladas neste blog.

Porto, Portugal

Hoje, vamos apresentar-lhes mais um conjunto de faróis de diversos países que me deixaram encantada, quando os recebi de um grande amigo de infância. São monumentos maravilhosos, arquitetados e construídos por homens que viveram em séculos  passados, e que deixam entrever a apetência para o maravilhoso, mas, que se concretizavam na realidade palpável em que viviam.

Astúrias, Espanha

Que as fotos ora postadas, possam deixá-los extasiados e deslumbrados, como a mim me deixaram , pois, como ressaltado na frase, do Mons. João Clá, transcrita pelo amigo remetente, “os faróis são bem o símbolo da alma fiel em meio às mais duras provações“.

Schleswig-Holstein, Alemanha

E acrescenta o amigo: “Muito menos importantes para os marinheiros nos tempos atuais, alguns faróis  continuam a impressionar o mundo pela sua imponência arquitetônica. Enquanto uns transmitem um certo ar de solidão e até de melancolia, outros, dependendo da luz, ficam tão  bonitos que se transformam no lugar ideal para se ler um bom livro”.

San Esteban de Pravia, Espanha

Irmãos, que possamos viajar por alguns momentos nesses cenários belíssimos.

Resultado de imagem para faról da barra
Farol de Santo Antônio da Barra – Salvador-BA
Resultado de imagem para farol de mont serrat a noite
Farol de Nossa Senhora de Mont Serrat – Ponta de Humaitá, Salvador-BA
Resultado de imagem para ponta de humaitá salvador
Farol de Nossa Senhora de Mont Serrat – Ponta de Humaitá, Salvador-BA

OBS: Os faróis de Salvador tiveram uma grande importância na segurança da nossa Baía de Todos os Santos, que acabou de ser incluída entre as baías mais belas do mundo, pelo Clube de Paris, nesse último mês de outubro.

Até o próximo post, fiquem com Deus.

Anúncios

4 comentários em “Faróis e Sua beleza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s