Justiça, Ordem e Paz

Resultado de imagem para foto espirito santo

Diante de tantas notícias de crimes hediondos, guerras e conflitos tão terríveis e inexplicáveis, em tantas partes do mundo, muitos pensamentos vieram à minha mente.

Fiquei pensando, caríssimos irmãos: quando não temos a ordem, obviamente, temos a desordem, quando não temos paz, temos a insegurança e a intranquilidade de espírito, e quando extrapolamos uma  liberdade que julgamos ter, e não praticamos a justiça,  instala-se o caos.

Estimados amigos e amigas, vamos tratar de  um assunto que considero de grande importância,  no momento atual, no qual, todos nós, que vivemos em sociedade, estamos inseridos de forma direta ou indireta, e dele participando,  sob  algum aspecto.

Como nós entendemos, como nós vivenciamos, estas palavras que mencionamos acima: ordem, paz, justiça e liberdade?.

Resultado de imagem para grécia antiga
Grécia antiga

Fui amadurecendo conceitos e definições, e digo,  vim entender melhor este mundo tão caótico, com expoentes da filosofia grega, entre os quais, Platão e Aristóteles, como também com dois pensadores de escol que foram Sto Agostinho e São Tomaz de Aquino. Também nos tempos atuais, com   pensadores  sérios e percucientes.

Longe de mim,  querer aqui neste humilde  blog,  apresentar uma solução para os problemas atuais.  Não amigos, de forma alguma, pois existem questões que  vêm desafiando as inteligências mais luminosas, que se sentem incapazes  de encontrar  para elas uma explicação e muito menos uma solução.

Refletindo sobre a situação do mundo, hoje, com base nos noticiários da imprensa, falada escrita e televisiva resolvi pesquisar em alguns livros e revistas   a abordagem  de  alguns temas correlatos como a ordem,  a paz, a  liberdade e a política.

Pois, pensei,   provavelmente encontraria  alguma explicação para um enigma que há um bom tempo instiga a minha mente: desde que eu me entendo como gente, a palavra,  que mais se ouve falar e o bem que mais se deseja é a paz, seja em nível pessoal e das relações familiares, seja em nível mais amplo, envolvendo as relações  internas de estados e países e  na esfera mais alta, a das relações entres  países e nações de determinado continentes, ou entre as de todo  mundo globalizado,  em que habitamos.

Mas em qualquer  plano ou situação, a mesma constatação.

Quanto mais se procura a paz, quanto mais se fala dela, ela parece fugir, e ficar cada vez mais distante de ser alcançada.

Por que acontece isto?

Resultado de imagem para Aristóteles ensinando
Filósofos gregos

Mas, vamos ver o que conseguimos garimpar nas pesquisas que encetamos.

Com base na leitura que fiz, passei a compreender melhor os significados  e os conceitos de ordem e de paz.

Encontrei em Sto, Agostinho, no meu entender, a melhor conceituação do que seja a ordem, que segundo ele, consiste na disposição de cada coisa segundo o seu próprio fim.

Resultado de imagem para sto agostinho fotos
Santo Agostinho

E quando me debrucei sobre a palavra paz,  encontrei  conceitos e definições os mais variados, mas que guardavam alguma conexão entre si.  Dependendo muitas vezes do ângulo e do aspecto em que a palavra fosse analisada.

O fato é que a paz é um objetivo, um ideal, e, em suma, um feixe de bens tão precioso e sublime, que  se poderia dizer  que é um dos maiores tesouros que uma pessoa isoladamente, ou, e principalmente, um grupo de pessoas, uma comunidade, e uma sociedade podem desejar e alcançar.

Resultado de imagem para mar calmo

Mas, então o que é a paz?

Resultado de imagem para sao tomás de aquino
São Tomás de Aquino

Debaixo  de um enfoque filosófico, e no dizer de São Tomás de Aquino, “ é a tranqüilidade da ordem”. Portanto, ela contém dois elementos, ou seja  a tranquilidade e a ordem.

Num plano meramente pessoal,  a pessoa estará em paz, se a sua vontade e a sua sensibilidade estiverem subordinadas  à sua razão, a qual  necessita por seu turno, de uma farol luminoso constante que a ilumine, que é a fé .

Ocorre que o homem,  é um animal gregário ou político, ou seja, ele tem muito forte dentro de si mesmo o instinto de sociabilidade, que o faz viver em grupos, comunidade e sociedades.

Aqui entra a política,  compreendida no seu sentido maior e insubstituível, que consiste em ordenar através de leis as relações sociais, administrar a coisa pública e governar  a comunidade, menos ou mais complexa,  para a consecução da sua finalidade, ou seja, o BEM COMUM, respeitando, todavia os direitos naturais e individuais  inalienáveis e até mesmo sagrados, como é  o direito à vida desde   a concepção até a morte natural.

Cumpre ainda, ressaltarmos  que  a paz está intimamente relacionada também a uma virtude que se chama justiça, cuja definição é a mais elementar e fácil de ser enunciada, porque   a noção de justiça está  insculpida com letras indeléveis no santuário da consciência moral de cada homem.

Sim, e então, o que é a justiça?

Nada mais nada menos do que dar a cada um o que lhe pertence.

Resultado de imagem para plinio correa de oliveira
Plinio Corrêa de Oliveira

Segundo o grande pensador Plinio Correa de Oliveira: Sem justiça, pois, não há ordem. Ora, como sem ordem não há paz, sem justiça não pode haver paz. A paz é, pois, um fruto da justiça

Todavia, muitas vezes os homens por razões de diversas ordens, pensam e  agem em desconformidade com os princípios elementares da justiça, o que causa desordens, tanto em sua alma, quanto no grupo social a que pertencem, impedindo destarte, a preservação  da paz, o que torna  indispensável a existência de governantes, dotados  de autoridade para, com equilíbrio e sabedoria,  sanarem os conflitos e as violações  dos direitos, a fim de a restabelecerem.

Como se vê, a política é uma coisa muito boa e necessária, ela é em suma a arte de governar.

Resumindo tais considerações, que se alongaram demais para nossos estimados leitores, concluo dizendo que:

O HOMEM É UM SER LIVRE, QUE TEM UM FORTE INSTINTO DE SOCIABILIDADE, QUE O FAZ  VIVER EM GRUPOS, COMUNIDADES E SOCIEDADES, OS QUAIS, NECESSITAM  DE PODERES POLÍTICOS QUE ASSEGUREM  A CONSECUÇÃO DA SUA FINALIDADE , QUE É   O RESPEITO À ORDEM PARA SE  ALCANÇAR O BEM COMUM, QUE TRAZ CONSIGO A PAZ.

Resultado de imagem para parada militar inglesa
Guarda Real da Inglaterra

Mas, meus estudos não se detiveram aí. Tudo era muito lógico, mas situado num plano meramente teórico e racional que, pensei com meus botões, não resolveria a questão. Assim, não me detive. Continuei subindo a montanha, conforme proposta formulada em “Faróis” e encontrei na Bíblia , a solução verdadeira para minhas perplexidades: o exemplo vivo da Paz!

Resultado de imagem para campos floridos

Com efeito, a Paz no sentido maior desta palavra, quem veio trazer ao mundo foi Jesus que através dos Anjos do Céu nos disse: Glória a Deus nas alturas e Paz na Terra aos homens de boa vontade.

Ele é o Príncipe da Paz, em suma, Ele é a própria Paz! . Só Ele, portanto, pode dar aos homens  a verdadeira e imorredoura Paz!

E assim meus irmãos, decifrei o enigma: a Paz verdadeira e perene só poderá ser alcançada pelos homens quando estes a estabelecerem sobre a Pedra que os pedreiros rejeitaram, que é Jesus, nosso caminho, verdade e vida, e na escuta e prática  de seus ensinamentos!

Resultado de imagem para Jesus pregando as bem aventurança
Jesus pregando as Bem Aventuranças
Anúncios

4 comentários em “Justiça, Ordem e Paz

  1. Com certeza, após a leitura, se conclui , que: se nao seguirmos aos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, nunca teremos paz!!!! Seremos sempre iludidos por supostos prazeres de qualquer natureza, mas, todos , sem verdade!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s