O mundo das carruagens !

slider_visuel_charlesx-11
Famosa carruagem da coroação do Rei Carlos X da França

Há coisas amigos e amigas, que nos atraem como um ímã, e despertam em nós um desejo de melhor conhecê-las e buscar sempre mais informações a respeito delas.

Ocorre isso comigo a respeito das carruagens. Sempre tive curiosidade de pesquisar sobre esse assunto. Pois, achava atraente e elegante esta modalidade de transporte  muito usado em épocas passadas e na atualidade em alguns países, em situações especiais.

Não esqueço, jamais, o maravilhamento que tive quando conheci as carruagens do Museu Imperial de Petrópolis!

imperial-museum
Museu Imperial de Petrópolis

Antes de entrarmos diretamente no assunto, uma pergunta aflorou em minha mente: Na antiguidade, como as  pessoas  se locomoviam de um lugar para  outro, ou se quisermos usar uma linguagem atual, como se dava a mobilidade rural e a urbana?

Como sabemos, nos primórdios, andava-se a pé, em seguida, usavam-se como meio de transporte, animais como cavalos, mulas e jumentos; em seguida, as pessoas de melhores condições eram carregadas em redes, por escravos, como se vê pela foto abaixo.

rede
Rede

E com o passar do tempo, foram-se descobrindo novas modalidades de transportes que ofereciam mais conforto, segurança e ligeireza, num primeiro momento para uso de pessoas mais abastadas e que paulatinamente,  foram se estendendo a outras faixas da população.

Surgem, então, as cadeirinhas, chamadas no Brasil de Arruar, que eram uma adaptação da rede: a princípio, com uma cobertura acima do varal e depois com a instalação de um piso.

E para cobrir trajetos maiores, começa-se a usar as Liteiras, com espaço para duas pessoas as quais foram utilizadas, aqui no Brasil, até o inicio do século XX, nas regiões rurais do País.

cadeira-da-senhora-colorida
Cadeirinha de arruar

 

liteira
Liteira

 

 

 

Desde tem-pos relativamente remotos, o homem utilizou carros sobre rodas, a exemplo das Bigas dos romanos.

bigas
Biga romana

A  partir do Renascimento, por volta do século XV, é que surge o Coche na Hungria,  e dois séculos após, a Berlinda ,(palavra muito usada aqui na Bahia para designar um jogo infanto-juvenil,  e para dizer que uma pessoa está no centro das atenções), mas na verdade, a Berlinda é um veículo que surgiu na cidade de Berlim, na Alemanha, e que representou um grande avanço, e uma busca do homem em aliar conforto a uma maior rapidez e elegância de forma.

coche.jpg
Coche

Desponta em seguida a Carruagem, mais cômoda que a Berlinda e o Coche, e acrescida de lanternas e com a boleia (banco do cocheiro), mais elevada, o que permitia uma condução também mais segura. Tudo isto  está muito bem descrito no site do Museu Histórico Nacional, http://www.museuhistoriconacional.com

Resultado de imagem para carruagem berlinda
Berlinda

Mas, acima de tudo, a carruagem é, nas suas mais variadas formas, cores e tamanhos, um belíssimo e charmoso carro sobre rodas, puxado por cavalos, disciplinados e ligeiros, que parece agradar a todos os gostos e que está muito associada a fabulosas histórias e contos de fadas. Quem não conhece as histórias do Gato de botas e da Cinderela?

cinderela2
Carruagem da Cinderela

Também, acho que todos nós já vimos algum tipo de carruagem  em filmes históricos ou, na atualidade, em cerimônias civis de alguns países, a exemplo do que ocorre na Inglaterra.

carruagem-22
Carruagem inglesa

Vejo, em minha modesta opinião, a Carruagem como um esforço do homem para sublimar, para enobrecer, um simples meio de transporte e assim tornar a vida mais bela e agradável de ser vivida, o que os franceses chamam doucer de vivre – doçura de viver, ajudando o homem a viver com alegria e a enfrentar com determinação as dificuldades do quotidiano.

Por exemplo, as carruagens do Ancien Regime (séculos XVII-XVIII) na França, pareciam bombonieres para carregar homens, delas espargindo um ar de leveza, distinção e elegância, quando passavam pelas ruas, em meio ao tropel de belos cavalos.

E para ilustrar o quanto dito acima, deixo-lhe fotos de belas carruagens, entre as quais a pertencente a D. Pedro II, Imperador do Brasil, e que se encontra no Museu Imperial de Petrópolis, para que os amigos e amigas, com sua fértil imaginação, empreendam uma viagem pelo mundo do maravilhoso, inocente e belo, o mundo das carruagens!

Resultado de imagem para carruagem de dom pedro ll
Carruagem de Dom Pedro ll
carruagem-1
Carruagem existente no Museu de Lisboa

Na Inglaterra, a carruagem continua prestigiada: No dia 9 de novembro do corrente ano, a Rainha Elisabeth II estreou sua nova carruagem denominada Diamond Jubilee Coach, postada abaixo, na Abertura do Parlamento.

parla15-700x482

P.S: A nova carruagem é uma espécie de museu ambulante. Tem madeira de um antigo navio de guerra de Henry VIII, do navio HMS Victory, do Almirante Nelson, de partes da Abadia de Westminster e até da macieira que inspirou a teoria da relatividade de Sir Isaac Newton. Trata-se da segunda carruagem de estado construída nos últimos 100 anos. Fonte : http://mapadelondres.org/rainha-carruagem-abertura-parlamento/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s