Santa Cecília, padroeira dos músicos

Resultado de imagem para igreja st. chapelle

Estimados irmãos, presto homenagem a uma jovem chamada Cecília, que ficou conhecida como  Santa Cecília, patrona dos músicos. Você que se chama Cecília, ou tem alguma pessoa da família ou amiga com esse nome, você que canta  ou  toca algum  instrumento, vale  a pena  conhecer um pouco  sobre vida dessa grande Santa. Eu e meu marido, particularmente, a temos como intercessora, pois integramos um Coral e nutrimos um apreço muito grande à música.

Cecília nasceu em Roma no século III.Resultado de imagem para SANTA CECILIA

O amigo que nesse momento está lendo essas linhas,  e que toque algum instrumento,  saiba que, segundo alguns autores,  Cecília era uma exímia tocadora  de  harpa.

Essa linda jovem converteu-se ao cristianismo, e passou a assistir as missas celebradas pelo Papa Urbano, na Via Ápia. Esse local amigos, era rodeado de pobres, a quem Cecília ajudava de forma caridosa e bela.  Esse seu gesto de amor aos pobres, essa  sua doação aos necessitados, fez Cecília tornar-se  muito conhecida e admirada.

Era filha de um senador de Roma e sua família era nobre. Foi prometida em casamento a um jovem chamado Valeriano, com quem se casou mais tarde e que foi por ela convertido ao cristianismo juntamente com seu irmão Tibúrcio, ambos pagãos. Valeriano sabedor do voto de virgindade de Cecília, aceitou essa decisão de sua esposa.

Resultado de imagem para MARTIRIO DE SANTA CECILI

Tão extraordinária era Cecília que quando abria a boca para falar, todos ficavam em êxtase! Eram palavras que saíam de sua boca cheia de sabedoria, bondade, resignação, paciência e amor a Deus. Nada queria desse mundo, a não ser fazer bem as pessoas especialmente aos pobres.

Sabem meus irmãos, no mundo de hoje, em que assistimos através dos noticiários dos  meios de comunicação de modo geral, tantas barbaridades  sendo cometidas,  tantos abusos, que dão a impressão de que a humanidade está enferma,  sentimo-nos órfãos  de bons exemplos! E comoResultado de imagem para SANTA CECILIA é gratificante saber que existiram no mundo pessoas assim!.

Cecília cantava com sua voz de anjo para Deus:

“Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”

Sua voz ressoava até o infinito celestial!

Assim, através de sua voz melodiosa e  angelical, ficou conhecida como a padroeira dos que cantam e tocam, bem como é protetora do povo de Deus, de um modo geral.Resultado de imagem para MARTIRIO DE SANTA CECILI

Mas, naquela época, Almachio, prefeito de Roma soube da conversão dos dois irmãos, Valeriano e Tibúrcio, realizada, por Cecília. E esse homem perverso, quis pegar toda a fortuna deles. Só que eles já a haviam distribuído, quase toda, aos pobres.

Que coisa bonita!  Distribuir tudo para os pobres!

É importante conhecer, um pouco sobre a vida deles, principalmente as suas ações que eram concretas, de ajudar aos  mais necessitados.  A Igreja é rica em  exemplos,  como este, que são como  fonte de águas cristalinas que refrigeram nossas almas.

Ela era nobre, rica, tinha tudo, no entanto, nada queria, e sim, fazer o bem na terra.  É incrível!   Fico pensando, que coisa maravilhosa, ter existido alguém com tantas virtudes e pureza de alma.

Resultado de imagem para MARTIRIO DE SANTA CECILI

É simplesmente celestial!

Mas voltemos ao assunto:o prefeito mandou prendê-la em um balneário de águas quentes do seu próprio castelo, logo na entrada dos vapores. Ali seria asfixiada pelo vapores ferventes que aqueciam as águas. Ninguém conseguiria ficar ali um minuto sequer, era morte certa.  Para surpresa de todos milagrosamente, nada lhe aconteceu.  

E ela continuou falando de Deus, de Jesus Cristo, que dava sentido à vida, realizando inúmeras conversões e milagres que Deus operava por meio dela.

Enfurecido, o Prefeito mandou que a entregassem ao carrasco para que fosse decapitada. Ocorre que o verdugo deu três machadadas no seu pescoço, mas não conseguiu cortar-lhe a cabeça.

Cecília permaneceu viva por três dias deitada no leito, enquanto rezava a Deus, e tinha palavras de consolo para quem dela se aproximava.

Antes de morrer, pediu ao Papa que distribuísse o resto de seus bens aos pobres e que no terreno da sua casa construísse uma igreja.

Resultado de imagem para MARTIRIO DE SANTA CECILI

Padroeira dos músicos e da música sacra.

Foi enterrada na Catacumba de São Calixto e logo passou a ser venerada como mártir.

Seu túmulo ficou séculos desaparecido.  Ela apareceu ao Papa Pascoal, entre 817 e 824, e depois desse grande acontecimento seu túmulo foi encontrado: o seu corpo estava intacto, ao lado do de Valeriano (esposo) e de Tibúrcio seu irmão.

No ano de 1599, o Cardeal Sfondrati, mandou  abrir seu túmulo e seu corpo foi encontrado na mesma posição, como  o Papa Pascoal  havia encontrado.

Sua festa é comemorada no dia 22 de novembro, dia dos músicos e da música.

Salve Santa Cecília, e rogai por nós!Resultado de imagem para MARTIRIO DE SANTA CECILI

Obs:consta que Santa Cecília está entre os santos que têm mais Igrejas dedicadas à  veneração  dos fiéis.

Fontes de pesquisa:

Disponível em: http://www.cruzterrasanta.com.br

Disponível em: http://www.arautos.org.com.br

Anúncios

Um comentário em “Santa Cecília, padroeira dos músicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s