A grandeza do universo

Resultado de imagem para ceu estrelado

Hoje, estimados irmãos e irmãs, convido-os a fazermos uma viagem  pelas maravilhas do Universo  criado por Deus,  tão imenso que parece-nos infinito e de uma beleza inimaginável,  inabarcável para a nossa mente. Pois, a cada momento, os cientistas, notadamente os astrônomos, e os pesquisadores do espaço sideral, nos brindam com  novas descobertas e espetaculares fotografias!

O radiotelescópio do Observatório de Parkes, em Nova Gales do Sul, na Austrália (Foto: CSIRO)
Radiotelescópio do Observatório de Parkes, em Nova Gales do Sul, na Austrália. (Foto: CSHIRO)

É uma viagem gratuita e que só exige de nós  esforço de imaginação e um espírito admirativo.

Não vou tratar de teorias sobre o modo pelo qual ele surgiu. Particularmente,   de acordo com meus  estudos e pesquisas,  penso  que as realidades denominadas profanas e as da Fé têm origem no mesmo Deus,  como também pensavam inúmeros cientistas de primeira plana, a exemplo de Ampére, Volta, Lavoisier, e um dos maiores cientistas da História que foi Louis Pasteur, entre outros.

Ora, o cosmos tem uma dimensão inatingível pela Ciência, tão cheio de mistérios ele é. Nem a cosmologia o consegue, pois a totalidade do Universo que não é somente física, só encontra sua explicação em uma Causa superior, que transcende a sua realidade física, conforme explica o  Padre Eduardo Caballero, EP, também Engenheiro Aeronáutico pela Universidade Politécnica de Madri.

 A Igreja Católica não se opõe aos estudos e pesquisas científicas,  pelo contrário, os estimula, sendo oportuno dizer que ela possui, inclusive, a Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano,( a primeira Academia científica da História)  desde  1603,  sendo que 70 dos seus notáveis componentes, são ganhadores do Prêmio Nobel, e o seu presidente atual, nomeado  pelo Papa Bento XVI, é o cientista suíço não católico, Werner Aber, Prêmio Nobel de Medicina.

Apenas, recomenda que os cientistas aprofundem seu estudos sem imiscuir-se em questões teológicas, para a quais não possuam  formação e os conhecimentos imprescindíveis para uma abordagem séria e competente.

Com base nas Sagradas Escrituras, especificamente o Livro do Genesis, Deus é o criador do Mundo.

 Diz SANTO TOMAS de AQUINO, aliando à sua ciência uma nota poética ,¨ que aberta a mão de Deus pela chave do amor, as criaturas surgiram¨.  E quanto a nós e aos anjos, Ele nos criou para que participássemos da sua felicidade e para sua glória.  Como isto é gratificante e consolador!

Feitas tais considerações prévias, comecemos a nossa viagem.

Imaginemo-nos dentro de um ônibus espacial, com possantes e precisos telescópios, do quilate do Hubble  e outros usados pela Nasa,  com uma tripulação composta de cientistas PHD, super atenciosos, prontos  a nos mostrar e explicar os panoramas mais estonteantemente maravilhosos!

Logo avistamos a lua, nosso satélite natural, responsável juntamente com o sol, pelo efeito das marés, além de embelezar com sua luz suave as nossas noites. E para a nossa sorte, foi justamente na noite de uma super Lua !foto-lua-floripa

Uma curiosidade: Sabiam que vemos apenas uma face da lua, e isto acontece porque o movimento de translação da lua leva o mesmo tempo de seu movimento de rotação. Sim, a vida todos vemos e veremos apenas uma face da Lua, que, por sinal, é a mais bela.

Em seguida, avistamos nosso planeta vizinho, Marte e sucessivamente os outros planetas que integram nosso sistema solar, cada um com sua características e belezas.

Resultado de imagem para planetas alinhados

Uma das coisas que mais me impressionaram, foram os anéis de Saturno.

Outra curiosidade fantástica: O planeta Jupiter tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. Todavia, é muitíssimo menor do que o sol, que poderia abrigar cerca de 1.330 Jupiter(es)!

E por falar no Sol, foi a outra maravilha que se nos apresentou, pontificando como o astro rei do nosso sistema planetário, do qual dependemos para existirmos, e uma das maiores e mais belas  estrelas da Via Láctea, nossa galáxia .

Resultado de imagem para foto 4k do sol

Resultado de imagem para via lactea

O nosso maravilhamento ia aumentando cada vez mais, quando então nos deparamos com panoramas formados por miríades de galáxias , que pretendemos visitar em outras viagens!

E após tantos deslumbramentos, e quando retornávamos ao ponto de partida, visualizamos um pontinho e perguntamos do que se tratava e veio logo a resposta: este é o planeta Terra, onde habitamos. Confesso que num primeiro momento fiquei triste, em face de tantas grandiosidades que havia contemplado,e senti uma sensação de pequenez e quase de que era um nada!

Resultado de imagem para galaxias fotosResultado de imagem para galaxias fotos

 

 

 

 

galáxias antenas, colisão, montagem
Colisão das galáxias, que começou há mais de 100 milhões de anos-luz.
Resultado de imagem para galaxias fotos
Aglomerado de galáxias, imagem do telescópio Hubble

 

Mas, logo reagi a essa tristeza má e pensei comigo mesma: se o meu planeta é tão pequeno com relação ao que vi, devo aceitar de bom grado  pois assim o quis Deus em sua infinita Sabedoria e eu o louvo pelas grandezas e pulcritudes do Universo com seus  planetas, estrelas e galáxias! E, se me alegro com a¨ pequenez¨ da TERRA,  também  exulto de alegria e de gratidão em face de seus belos e inigualáveis panoramas, de seus mares e oceanos, de suas pedras preciosas;  com a VIDA existente em seus vegetais e animais tão belos e variados , mas sobretudo com a VIDA existente nos homens e nas mulheres, criados, demais disso, à imagem e semelhança de Deus, pois dotados de uma alma racional!

Resultado de imagem para luiz pasteur
Um dos maiores cientistas da história da humanidade

E assim, tenho certeza de que essa viagem só fez aumentar em todos nós o amor e gratidão ao nosso Deus, criador do Céu e da Terra e de todos seres visíveis e invisíveis.

Imagem relacionada
Terra vista do espaço

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s