O Advento

0

¨Quando virá Senhor o dia em que apareça o Salvador. E se efetue a profecia: Nasceu do mundo o Redentor. Orvalhai lá do alto, ó céus, e as nuvens chovam o Justo!

Aquele dia prometido, a antiga fé de nossos pais, dia em que o mal será banido, mudando em risos nossos ais!¨

Amigos, estes são dois versos de uma música, que nesse período do Advento cantamos com o nosso Coral, nas Missas que animamos.

Resultado de imagem para nossa senhora do advento

A palavra advento é de origem latina e significa chegada, vinda, aproximação.

Mas o Advento, na liturgia – prolongamento no tempo da ação salvadora de Nosso Senhor Jesus Cristo –, tem outro significado muito importante que é a preparação do nosso coração, para a chegada do nosso Salvador, o Menino Jesus.

Sim, queridos irmãos, é a espera que se renova a cada ano, d’Aquele, que é nossa Verdade, nosso Caminho, nossa Vida, que é Cristo, que vem a nós como um Menino, o Menino Deus.

Daquele, que assim foi anunciado sete séculos antes pelo Profeta Isaías, com estas belas palavras:

“Uma Virgem conceberá e dará à luz um Filho que se chamará Emanuel, Deus Conosco”, Is 7,14.

 

Resultado de imagem para profeta isaias
Profeta Isaías

E no momento do Ofertório da Missa, assim canta o nosso Coral:

“A Virgem espera o Messias, sonhar divino, a Virgem pressente a aurora do seu Menino”

De um Menino, que também é Deus, que se encarnou no seio virginal de sua Santíssima Mãe Maria, para mais tarde, morrer por todos nós, pregado numa cruz entre dois ladrões.

Portanto, é tempo de expectativa, de preparação para a vinda do Senhor que vai chegar como uma criança, para viver em família, com seu pai adotivo São José e sua Mãe Maria, Ele que é o Filho de Deus enviado para salvar a humanidade.

Resultado de imagem para sao joao batista
João Batista pregando
Resultado de imagem para batismo de jesus cristo
João Batista batizando Jesus

 

 

 

 

 

 

 

 

Dois personagens bíblicos têm destaque na celebração do Advento: João Batista e Maria. Ela porque foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador e ele, personagem de transição entre o Velho e Novo Testamento, porque foi o precursor do Messias, a Quem se referia como Aquele do Qual não era digno sequer de desamarrar as sandálias, e que se autointitulava como a voz que pregava no deserto, mas que na verdade introduziu o ministério terreno de Jesus e que aplainou o caminho para a vinda do Messias.

Resultado de imagem para Nossa Senhora do advento
A Virgem espera o Messias

E voltando a Maria, Ela acolheu a sua missão sublime, concebida por Deus desde toda eternidade, de gestar por obra do Espírito Santo e carregar no seu ventre o Menino-Deus, considerada o primeiro sacrário vivo da História, o Theotokos, no dizer dos gregos. Em Ambos se manifesta a realização da esperança messiânica judaica e o anúncio da plenitude dos tempos.

Resultado de imagem para Nossa Senhora do advento
Nossa Senhora do Advento

Portanto, é um Tempo litúrgico marcado pela oração, pelo arrependimento e pela conversão.

É um período forte de graças na linha da necessidade de um exame de consciência para obtermos de Deus a extirpação de todas as nossas amarguras, tristezas más, ganâncias, ódios e rancores, para bem recebermos o divino Infante e crescermos na caridade em relação a Deus e ao nosso irmão.

E falando em caridade, vi no facebook, um vídeo,  sobre a África, que cortou meu coração:  Vi crianças rastejando e jogadas no chão,  morrendo por falta de alimentos, e uma repórter, ao seu lado, que chorava sem parar.

Era um choro de misericórdia e de dor em presenciar tal barbaridade! Crianças que só tinham pele e osso, arrastando-se no chão, como dito antes. Acho que muitos de vocês viram esta cena, pois a compartilhei.™™™™™

A África, apesar de possuir muitos recursos naturais é um dos continentes mais pobres, em virtude de vários problemas graves, como: doenças, a exemplo da malária, AIDS, ebola, entre outras; pragas de insetos; a desnutrição e a falta de alimentos, falta de água, a seca e o clima árido em várias regiões, inundações,  terremotos, enfim, ali habita um povo valoroso, cheio de qualidades  mas muito sofrido, e que merecia, na minha modesta opinião, uma atenção e cuidados muito  maiores, da parte dos países ricos.

O Papa São João Paulo II referia-se à África como o continente da esperança!

Resultado de imagem para joao paulo ll e madre teresa de calcutá
o Papa São João Paulo ll com sua Santa Madre Teresa de Caucutá

Muito embora tenha conhecimento de que, felizmente, existam várias associações e organizações, muitas delas católicas, que procuram dar um certo alívio e socorro a esses nossos irmãos, mas isto não é suficiente.

Tem sentido alguém expor na internet tal miséria para o mundo?

Acho que sim, pois reclamamos muito por nos faltar alguma coisa, e ao vermos tais situações e outras tantas de naturezas diversas, talvez até piores, inclusive em nosso querido Brasil, chegamos à conclusão de que não devemos nos queixar tanto.

Ao contrário, não podemos ficar indiferentes a tantos sofrimentos, e se não temos meios para prestarmos uma grande ajuda, façamos algumas obras de misericórdia, mediante gestos concretos de doações, ainda que pequenas, e também outras de ordem espiritual, através de preces e orações dirigidas a Deus onipotente, para que Ele remedeie em profundidade tais situações, e nos faça ver nesses irmãos outros Cristos, que merecem nosso amor e compaixão:

“Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber.” Mateus 25,35

Mesmo que consideremos diminuta nossa contribuição, lembremo-nos da frase de Santa Madre Tereza de Calcutá:

Resultado de imagem para santa teresa de calcutá com os pobres“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”

Parece-me que são considerações oportunas neste Tempo do Advento, que podem nos ser úteis para uma salutar preparação com vistas à chegada do “Deus Conosco”, que veio para redimir todo gênero humano e criar um mundo novo, onde a justiça florirá e a verdadeira Paz será estabelecida.

9

 

 

 

P.S. Não poderia deixar de fazer um especial registro sobre Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira do Estado da Bahia, cuja Festa se celebra hoje, rogando a Ela, graças, bênçãos e favores especiais para todo o povo baiano e em especial para os queridos amigos e amigas leitores.

Anúncios

2 comentários em “O Advento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s