Aceitam um cafezinho ?

10373479_1419506361666203_7977145529859068850_n.jpg
Certo dia, encontrávamo-nos, eu e meu esposo, em um restaurante, com casais de amigos, quando, após o jantar, o “maître” nos perguntou: aceitam um cafezinho? Respondi logo: aceito, sim, com creme “chantilly”, ao que ele, gentilmente, respondeu: “pois não, senhora”. E os demais foram fazendo seus pedidos, conforme a preferência de cada um.

Passado algum tempo, veio o garçom com uma bandeja com cafezinhos, fumegantes, servidos em belas xicarazinhas de louça branca, com frisos dourados . Alguns cafés eram com creme e outros, não. Exalavam um aroma muito agradável.Resultado de imagem para cafeteria no brasil

Sorvemos, lentamente, os cafezinhos, e ficamos maravilhados com os sabores. E todos começamos a especular qual seria a sua marca.

Indagavam alguns: será que é brasileiro? Outros arriscavam: lembra o café italiano!   E assim cada um ia dizendo algo, mas, na verdade, ninguém acertou.

Chamei o “maître” e perguntei-lhe, de forma discreta, e ele respondeu: “Café Baronesa Gourmet Premium” – Campeão – 10ª Edição, Melhores Cafés de São Paulo, escolhido como o melhor café de São Paulo, safra de 2013!

 – Nossa! Verdade?! Excelente senhor! Obrigada pela informação. E assim ficamos sabendo a marca e a procedência daquele deliciosíssimo café.Resultado de imagem para cafe de fazenda

Foi nessa oportunidade que me dispus a conhecer um pouco sobre essa bebida tão marcante e tão apreciada por tantas e tantas pessoas, de todas as partes do mundo.

Não faltam oportunidades em nossas vidas para tomarmos um cafezinho, quais sejam: em nossa própria casa,  em um  shopping, na casa de alguém da nossa família, com amigos ou amigas, numa lanchonete, ou no trabalho, em empresas ou repartições públicas, e há quem diga que o funcionário público é movido a cafezinho!

O café colonial,  que delícia! Ele também tem sua origem na mesa de muitos agricultores que povoaram as mais diversas regiões agrícolas do mundo. Na verdade, todos nós podemos preparar um café matinal saboroso, e com quitutes que agradam a todos. Não precisa ser tão refinado! As coisas simples têm o seu sabor especial e caseiro, pois são recheadas de amor.

Tudo em nossa vida, quando fazemos com amor tem um valor especialíssimo. Mesmo que seja com ovos, pães, geleias e cuscuz de milho, iguarias que encontramos com mais facilidade nas mesas brasileiras, o café combina muito bem, e faz parte do dia a dia das pessoas.

Quanto ao café colonial, este teve sua origem principalmente no Rio Grande do Sul, em uma região de forte colonização e influência alemã e italiana. Nas casas, ainda são servidos os cafés saborosos, principalmente os da tarde. Eles representam de forma bastante fiel um pouco da tradição e da história destas duas culturas.

O fato é que essa bebida agrada a todas as pessoas no mundo inteiro. Com efeito,  em todos os lugares em que vamos, tanto no Brasil, como no exterior, o café é muito  estimado, pois é uma bebida que estimula nosso psiquismo, principalmente quando precisamos ficar com a mente mais ativa, em nossas horas de  estudos, por exemplo, ou no desempenho de atividades que exigem  uma maior atenção, e assim por diante.

Imagem relacionada
Maquina antiga de café

Amigos  leitores, vamos então  empreender uma  viagem hipotética, para conhecermos sua história, sua origem, bem como sua performance.

Vocês sabiam que  o café é o segundo  produto mais comercializado no mundo, perdendo apenas para o Petróleo?

Ele vem de uma árvore perene que produz “ cerejas” vermelhas… de café.

O processo de produção dos grãos do café tem início com a remoção da pele das “cerejas” para revelar os seus “grãos” verdes. Depois, esses grãos são secos e torrados, resultando nos grãos de cor marrom.Resultado de imagem para cafe carregado

A maior parte do café consumida vem das variedades, “arábica” ou “robusta”. O café “arábica” representa 70% da produção mundial. Tem sabor suave e é aromático.

 Já o café “robusta”, vem do sul da Ásia e do Brasil: tem um gosto um pouco amargo e contém cerca de 50% mais cafeína do que o arábica.

A sua história começou no século IX. Ele é originário das terras altas da Etiópia e difundiu-se no mundo inteiro, através do Egito e da Europa.

 Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra “ café” não é originária de Kaffa – local de origem da planta – e sim da palavra árabe “qahwa”, que significa “vinho”, devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.Resultado de imagem para cafeteria de paris

O café sempre foi popular no Oriente Médio,  mas levou um certo tempo até que o mesmo ocorresse na Europa.

Inicialmente, dizem alguns historiadores, os cristãos acreditavam que o café fosse maligno, até que o Papa Clemente VIII o experimentou, achou ótimo e o abençoou. Isso deu início à cultura das lojas de café, que logo se espalharam pela Itália,  França, Inglaterra e as Américas.

Há uma lenda  muito conhecida e interessante sobre o surgimento do café, que o torna mais  saboroso ainda:

Havia um pastor da Absínia (atual Etiópia), chamado Kaldi, que observou que suas ovelhas ficavam mais espertas e alegres quando comiam as folhas e frutos de uma arvorezinha, que havia nas imediações do pasto, a respeito da qual não tinha informações sobre suas propriedades, não sabendo sequer como se chamava. Resolveu ele experimentar os frutos, que pareciam cerejas, e sentiu maior vivacidade e disposição para tocar o seu trabalho. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão preparada com aqueles frutos, que afastavam o sono enquanto fazia suas orações. A partir daí o café começou a ser consumido pela população do lugarejo.

download.jpg
Produção em Minas Gerais

O café é cultivado em 53 países, todos localizados no hemisfério Sul, na linha do Equador, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio – esta região também é conhecida como “cinturão do café”.

Resultado de imagem para cafe de veneza
Café da manhã em Veneza

O Brasil é o maior produtor mundial do café, seguido pela Colômbia, México, Guatemala, Costa Rica, Quênia, Indonésia, Iêmen  e Vietnã.

Estimados irmãos e irmãs, vocês sabiam que o café é  considerado uma das bebidas mais antioxidantes do mundo?

Estudos científicos chegaram a essa conclusão. Ele não contém vitaminas e minerais, mas as suas propriedades antioxidantes são excepcionais.

Contém fitoquímicos, como ácidos clorogênicos, com benefícios  antioxidantes similares aos encontrados em frutas e vegetais que podem melhorar o metabolismo da glicose .

Uma xícara normal de café comum contém entre 60 e 130 mg de cafeína, um estimulante que pode ajudar a manter o estado de alerta e a melhorar a performance atlética, mas o seu excesso pode causar tremor e irritabilidade.

Resultado de imagem para moedor de café antigo
Moedor de café antigo

Segundo os pesquisadores  do café,  ele tem propriedades que beneficiam a saúde.

Foi feito um estudo com mais de um milhão de pessoas, e  o consumo da cafeína  foi associado a um risco menor do desenvolvimento de mal de Parkinson em homens,  mas não em mulheres.

Resultado de imagem para cafes sendo servidosTambém foram feitos estudos com  125 mil pessoas, e verificou-se que uma xícara  de café por dia reduzia em 20% o risco de cirrose alcoólica,  e quatro xícaras diárias, em 80%!

Foi constatado, também, com homens idosos, que o consumo de três xícaras de café por dia reduz a perda de memória.

Achei essa informação muito importante para todos nós.

Imagem relacionada
Os primeiros cafés de Vitória

Agora, quem  tem máquinas de café em casa, preste atenção:

“Para selecionar os grãos mais saborosos, certifique-se que eles foram torrados e moídos recentemente. Os grãos devem  ser fragrantes e livres de quaisquer quebras. Quanto mais escuro, mais forte e amargo é o sabor.

Algumas pessoas não se dão bem com café, pois o estômago reclama.

“Os fenóis, e não os ácidos fenólicos podem ser os responsáveis. Atualmente, já estão disponíveis  cafés com ácido reduzido”.

Resultado de imagem para plantacao de cafe
Plantio de café em Minas Gerais

Vocês sabiam que apesar de o Brasil ser o maior produtor mundial de café,  e o segundo maior mercado consumidor, “ele continua ainda longe de alcançar a Itália e Alemanha, maiores exportadores do mundo, quando se trata de café industrializado? A Alemanha é também a maior compradora do café verde (em grãos) brasileiro”.

“Seu cultivo, processamento, comercialização, transporte e  mercado proporcionam milhões de empregos em todo o mundo”.

Resultado de imagem para solar cafe salvador
Solar Café em Salvador

Os estados  de Minas Gerais, S. Paulo e Paraná  lideram  a produção do café no Brasil, devido ao clima e  temperatura que são ideais para o cultivo  desse produto agrícola.

Falamos acima, da planta, do fruto, do processo industrial para a  obtenção dos grãos do café dos  maiores produtores mundiais e assuntos  correlatos.

Vejamos, agora, o café sob outros aspectos.

Um certa feita tive oportunidade de ler Resultado de imagem para processamento cafeum artigo na Folha de  São Paulo, de autoria do Professor Plinio Corrêa de Oliveira, em que narrava uma certa viagem que havia feito e as observações sobre o café, que achei muito interessantes.

Resultado de imagem para CAFETERIA EM CURITIBA
Cafeteria em Curitiba

Vejamos o  que ele diz em uma parte de seu artigo:

“Um homem de espírito  e iniciativa instalou ali (em Curitiba) um café, em um quiosque todo de vidro. Não porém um Café qualquer. No modo  de preparar nossa rubiácea, usou  ele nada menos do que vinte e cinco variedades. Entretido, corro os olhos em diagonal pela lista desses modos. Entre os cafés quentes não podia deixar de estar o “ café  chantilly”, seguido entre outros por um enigmático “café escocês”, daquela Escócia que não produz café. Um pomposo “Café Royal”, e um espirituoso “café society”. Os cafés frios vêm comandados,  como também é natural, pelo “café vienense.” Mas o batalhão é menor. São seis, ao passo que os quentes,  são doze. Depois dos  frios e dos quentes, figuram sete rotulados como “outros.” Como será o “licor creme de café”?  No que se diferenciará do simples “licor de café”? E como serão os “confeitos de café”? O fato é que tudo isto encantou o povo. E o estabelecimento vive cheio”.

Resultado de imagem para sorvete de cafe
Café gelado com sorvete

E o autor prossegue:

“A diversificação que um homem de generosa fantasia soube fazer  com o café, e que em larga medida se poderia fazer com tantas de nossas frutas e, “mutatis mutandis”, com nossas incontáveis flores. E quantas riquezas de nossa alma assim mais facilmente se explicitariam?

À luz das analogias de um verdadeiro simbolismo católico, num simultâneo e glorioso labor de alma de nosso povo, quanta magnificência diante de nós se desenrolaria!”.

E ele conclui dizendo algo muito profundo:

“Se alguém me dissesse que tudo isto não passa de devaneios porque não  resolve o problema do combustível, eu responderia com uma boa gargalhada. Pois um Brasil cristãmente desenvolvido não se define principalmente como uma imensa frota de motores, mas como uma imensa família de almas”.

Resultado de imagem para café brasileiro gourmet
Cafeteria brasileira

Em outras palavras, as manifestações culturais da alma de um povo, nos seus mais variados modos, são riquezas  que devem ser apreciadas e estimuladas, porque contribuem possantemente para a formação de ambientes e costumes saudáveis e aprazíveis, em suma, porque são fundamentais para um convívio social ameno e fraterno ,e  para a consecução do verdadeiro progresso e de uma  autêntica e duradoura civilização.

 E para ilustrar o que acima foi dito,  citamos alguns Cafés muito  famosos e conhecidos no mundo:

Imagem relacionada
New York Café

Cafés europeus: Café Florian, Café Mogiana, Cerrado Mineiro, Café Majestic, Café Imperial, New York Café,  Café de La Paix, Café de Flore, Café Saint Regis, Café Verlet, Café Le Procope ( um dos mais antigos de Paris),  Le Select, Café Fouquet’s.. Café Gambrinus ( Napóles), Café Tortoni (Buenos Aires), Café Greco (Roma).

Resultado de imagem para as mais bonitas cafeterias da europa

Mas nós também temos Cafés de alto nível:

Santo Grão, Coffe Lab. Madame Dorvilliers, Martins Café, Café Baronesa, Café Colombo (Rio de Janeiro), Café Brasileiro Gourmet.

Imagem relacionada

Como vimos, o café tem sido um  pretexto para a elaboração de vários  e engenhosos modos de servi-lo e para a edificação de artísticos  estabelecimentos, tanto no Brasil, como em vários países em todo o mundo.

E não somente isto. Qualquer cidade do interior do nosso País, e de outros países, possui em suas vias públicas, o chamado “Cafezinho da esquina”, que dá vida à cidade e  espandonga a monotonia que muitas vezes quer  azedar a nossa                                                                                                     existência.

Aliás, o café está servido, estão me chamando, aceitam um cafezinho?

Resultado de imagem para sorvete de cafe

Bibliografia:

http://www.hoteldifratelli.com.br

http://www.elhombre.com.br

( pt.m.wikipedia.org)

Sindicafé-mg.com.br

Top10mais,org

Folha de São Paulo, artigo de Dr. Plínio Corrêa de Oliveira, julho de 1970.

101 Alimentos que podem salvar sua vida, David Grotto

Anúncios

11 comentários em “Aceitam um cafezinho ?

  1. Belo post!
    Após fazer a leitura, fiquei com uma imensa vontade de tomar um desses lindos cafés apresentados.
    Parabéns!
    PS: Me senti realmente convidado para tomar um cafezinho!

    Curtir

  2. Muita feliz pelo pela postagem. Como amante de um cafezinho parabenizo os autores. Estou gostando muito e estarei sempre presente. Um fraterno abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s