As expressões do Silêncio – Parte 1

Quando Jesus queria descansar e conversar com o Pai, Ele buscava 3 cenários: o mar, o deserto e os montes. É verdade que cada um deles tem suas características e significados próprios e eu me arriscaria a dizer que o mar descansa sobretudo por sua beleza, matizes, profundidades e imensidão, além de nos acalentar com seu movimento;  o deserto, por seu isolamento e mistérios que encerra; e os montes por nos elevarem para o alto onde o ar é mais puro e diáfano e nos sentimos mais próximos de Deus. Mas, os três têm algo em comum: propiciam-nos um afastamento do burburinho, da agitação e dos problemas do quotidiano de nossas vidas, que muitas vezes nos embaralham e nos impedem de olhar para o alto e de enxergar melhor e com mais profundidade a realidade; em última análise, nos três cenários antes mencionados, nós desfrutamos de uma situação de paz , de quietude e de silêncio, indispensável para o nosso equilíbrio psicofísico.

images01.jpg

E muito mais do que isto: eles são muito importantes para escutarmos a Voz de Deus, conversarmos melhor com Ele, e sermos por Ele orientados!

 shutterstock_131151848.jpg

  Assim, devemos buscar a Deus no silêncio, na meditação, na oração, em lugares e momentos nos quais nossa mente esteja livre para a contemplação e que sejam, ademais, um verdadeiro refúgio e refrigério para nossa alma.

images02.jpg

Estava com esses pensamentos, quando recebi de um amigo da família um texto bem interessante sobre o silêncio que me levou a pesquisar mais sobre o assunto, e na  segunda parte desse tema, partilharei com vocês algumas reflexões, contidas em dois artigos que, para mim se completam, e que poderão ser de grande utilidade, para enfrentarmos os desafios do tempo presente.

Ainda a propósito do silêncio, continuei a meditar  e constatei o seguinte: o silêncio é um bem muito precioso e indispensável que está presente em muitas situações e atividades de nosso existir, senão vejamos:

– nos hospitais, os doentes necessitam dele para se acalmarem e convalescerem

Miolo_Silêncio nas UTIs.jpg

–  nos estudos, precisamos do silêncio;

Concentração-Estudos.jpg

–  nos concertos musicais, é uma exigência do público aficionado;

4124026.jpg

–  nas salas de aula, é fundamental para o aprendizado dos alunos e desenvolvimento das ideias dos mestres;

images.jpg

– nas cerimônias litúrgicas, a exemplo de uma Missa, a par da proclamação da Palavra de Deus, é um elemento importantíssimo em diversos momentos da celebração, indicados inclusive nas rubricas do Missal usado pelo sacerdote;

topic2.jpg

– como homenagem póstuma, em sessões do mundo político, institucional e em competições esportivas;

jogadores-de-benfica-e-ludogorets-fazem-minuto-de-silencio-em-homenagem-as-vitimas-de-tragedia-da-chapecoense-1481055429857_615x300.jpg

–  em nossos momentos e horas de descanso, é um fator muito importante para desfrutarmos de um repouso e/ou de um sono fácil e restaurador e para isso existe, inclusive, a chamada Lei do silêncio, infelizmente tão desrespeitada nos dias atuais;ABRENOVA.jpg

 

– para a nossa saúde física e mental, também precisamos do silêncio, ao passo que o barulho e os ruídos, tão frequentes em nossas metrópoles, muito acertadamente denominados como “poluição ambiental sonora”, podem nos causar distúrbios de várias ordens.

 

l2.jpg

E os exemplos poderiam se multiplicar.

Na Sagrada Escritura, há uma passagem, em I Reis 19, 11-12, que diz:” …neste momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento que fendia as montanhas e quebrava os rochedos; mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu; mas o Senhor não estava no tremor de terra”

 E que “ passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo,mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira.”

suavebrisa.jpg

 E aí, então, Elias ouviu a Voz de Deus.

Ou seja, Deus somente se fez presente e pôde falar a Elias, quando se fez silêncio. E assim Ele continua a agir, somente assim Ele se comunica e se doa a nós.

Por tudo quanto dito acima, podemos considerar o silêncio como um verdadeiro amigo, que devemos tratar com muito apreço, para que tenhamos uma vida bem mais saudável e mais próxima do nosso Bom Deus!

 Jesus caminhando ao mar.jpg

Espero que essa leitura faça bem a você caríssimo leitor e lhe possibilite colher  preciosos frutos.

Não perca a segunda parte!!!

Anúncios

6 comentários em “As expressões do Silêncio – Parte 1

  1. D. Kátia,
    O tema, realmente, é de grande valia para os dias atuais, mormente, porque esclarece que o silêncio é uma necessidade do ser humano, na busca da paz interior, do equilíbrio e também do contato com o Criador.
    O texto registra momentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua contemplação às belezas da terra e orações por nós, e o mais importante que estão disponíveis a todos.
    Gostei muitíssimo!!!! Parabéns por texto tão bonito e motivador para as coisas de Deus.

    Curtir

    1. Verdade Rodrigo. Encontramos Deus na paz e no sublime silêncio. Mas, em momentos de dificuldades e turbulências da vida Ele encontra-se para nos ajudar e pela sua misericórdia para com o homem e muitas vezes sem ele merecer, estende Suas Mãos pela sua infinita misericórdia!

      Curtir

  2. Sim Angelita, todos nós precisamos desse silêncio. Ele é importante em nossa vida, especialmente nesse século que vivemos cheio de tecnologias avançadas.
    Como buscar a Deus nesse mundo tão difícil de viver se não for através do silêncio? Foi para mim também um aprendizado espiritual muito grande esse texto. Obrigado a você.

    Curtir

  3. Tema muito interessante e importante para nós, viventes do Século 21, afinal ante a quantidade de ruídos que nos rodeia dia e noite, noite e dia, o silêncio é algo do qual necessitamos para mantermos nosso equilíbrio mental e até nosso metabolismo. Ficar algum tempo em silêncio nos aguça os sentimos e nos faz ouvir e distinguir os sons da natureza. Alguém disse que o silêncio é a voz da razão, do coração. Silenciar e ouvir o outro nos dá cinhecimento das coisas da Terra e do Céu; a meditação nos eleva a Deus! O texto nos dá uma enorme dimensão da importância do silêncio em nossas vidas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s