Há esperança?

Diante de tantas notícias  que nos causam perplexidades, tristezas e apreensões,  provenientes de todas as partes do mundo,  inclusive de todas regiões do  nosso querido Brasil, tão cantado em versos e prosas, terra com  riquezas naturais e panoramas extraordinários, com seus seis estuantes biomas,  cada um com suas   peculiaridades próprias, vamos vivendo  sobressaltados pelos escândalos e desatinos de nossos homens e mulheres públicos, das mais diversas instituições , e de todos os escalões, deixando-nos sem referenciais   e sem sabermos mais em quem acreditar e confiar, salvo honrosas exceções.

E tudo isso nos faz relembrar as palavras inesquecíveis de Rui Barbosa no seu discurso  ao Senado no ano de 1914 , do qual  repasso para os caríssimos leitores, alguns trechos,  por conterem palavras tão sábias e atuais, e num certo sentido proféticas, que  vale a pena lermos e meditarmos.

DISCURSO DE RUI BARBOSA NO SENADO, EM 1914

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.

rui_barbosa_de_tanto_ver_triunfar_as_nulidades_de_tanto_lk7jj8m.jpg

Essa foi a obra da República nos últimos anos. No outro regime, o homem que tinha certa nódoa em sua vida era um homem perdido para todo o sempre, as carreiras políticas lhe estavam fechadas. Havia uma sentinela vigilante, de cuja severidade todos se temiam e que, acesa no alto, guardava a redondeza, como um farol que não se apaga, em proveito da honra, da justiça e da moralidade gerais”.

Pedro_II_of_Brazil_1850-thumb-800x1065-166306.jpg
D. Pedro II, no auge de sua vida pública

É bom que se esclareça que Rui Barbosa quando fala em “uma sentinela vigilante”, ele se refere a Dom Pedro II, que foi Imperador do Brasil, durante 49 anos e que sem dúvida foi o melhor período da nossa história, sob todos os pontos de vista, assunto que em breve trataremos neste blog, demonstrando como falaciosa e injusta é a afirmação de que o Brasil sempre foi um país corrupto, atrasado e falto de bons políticos e respeitados estadistas.

E assim conclui o famoso estadista baiano:

“E nessa destruição geral de nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, colaborada pela ação dos homens públicos, pelo interesse dos nossos partidos, pela influência constante dos nossos Governos. E nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando se aponta um crime que envolve um nome poderoso, apontado, indicado, que todos conhecem …”

(Rui Barbosa – Discursos Parlamentares – Obras Completas – Vol. XLI – 1914 – TOMO III – pág. 86/87)

E de 1914 para os tempos atuais, a situação só fez piorar, e eu não sei com  que palavras Rui Barbosa a descreveria se vivo estivesse.

Não obstante imersos numa crise  e provação sem precedentes, mas pressentindo e confiando contra toda esperança humana, no fundo de nosso coração, em que Deus nos fará  reencontrar o rumo certo, o fio da meada, perdido em determinado momento de nossa História, prosseguimos nossa jornada.

Sim, pois nascemos como País, sob o sinal da Santa Cruz, aliás  já bordada nas velas das ousadas caravelas de Cabral  e que também foi plantada em nosso solo, no primeiro ato público aqui celebrado – a Missa oficiada por Frei Henrique Soares de Coimbra – a qual foi assistida por portugueses, e índios, que sem dificuldade aceitaram a Fé católica que lhes foi ofertada pelos insignes missionários que vieram com o bravo navegador lusitano e logo após pelos santos e abnegados Nóbrega e Anchieta e seus companheiros jesuítas, que realizaram uma obra de evangelização e de civilização inigualável e idelével!

caravelas.jpg   primeira-missa.jpg

Pois não adiantaria nada possuirmos  grandes riquezas e sermos uma grande potência em termos políticos e econômicos perante o concerto das Nações, se não tivéssemos a Fé N’Aquele que é o nosso Caminho, Verdade e Vida, Nosso Senhor Jesus Cristo, Luz do Mundo!

Sim, de que vale ao homem conquistar o mundo inteiro se vier a  perder sua alma, e assim ficar privado do  bom Deus, por toda eternidade?

Sim, nós bem sabemos e temos consciência de que por mais que vivamos neste mundo e que por mais bens e recursos tenhamos, isto não durará para sempre. E assim, tudo o que  construímos, as riquezas que acumulamos, todo o cuidado que temos com nossa saúde – e o devemos ter -, nada impedirá que um dia deixemos este mundo, e nos apresentemos diante de Deus. E  neste sentido, nós somos apenas os administradores temporários destes bens, pois, em última análise, nada é nosso, tudo pertence a Deus. Ele nos dá e tira quando quer, mas  o dia nós não o sabemos. “ Lembra-te de que tu és pó e ao pó tu voltarás”, assim diz o sacerdote quando impõe as cinzas em nossa fronte, na Missa de Quarta-feira de Cinzas.

Completando  este raciocínio, devemos viver pensando um pouco nessa realidade, e acredito que você que agora está lendo este post , vai perceber que não estou dizendo uma coisa sem sentido, mas sim uma realidade vivida por todo  homem e toda mulher  neste vale de lágrimas, que é a Terra, sobretudo neste crucial momento histórico, em que a humanidade inteira está decidindo por Cristo ou contra Cristo.

Por outro lado,  quando leio notícias sobre a tensão entre a Coreia do Norte, de um lado, e de outro, os Estados Unidos e a Coreia do Sul, fico temendo a eclosão de uma guerra nuclear que pode assumir proporções apocalípticas!

E fiquei a pensar como surgiram as bombas atômicas e fui pesquisar.

Ernest Rutherford, físico inglês que viveu entre os anos de 1871 e 1937, fez inúmeras pesquisas investigativas sobre a estrutura do átomo.

Com essas descobertas os cientistas perceberam que era possível criar uma reação em cadeia com capacidade para gerar grandes quantidades de energia e que, se ela ocorresse de forma descontrolada, em uma fração de segundos a liberação de energia seria gigantesca, provocando dessa forma uma explosão de  alto poder destrutivo.

E assim foi inventada uma arma terrível: as bombas atômicas, cujo poder destrutivo é altíssimo.

bomba_atomica.jpg

Daí em diante, as grandes potências foram desenvolvendo e  armazenando armas nucleares, para a eventualidade de uma guerra, no que foram imitadas por países menos poderosos.

Os efeitos  de uma dessas bombas são verdadeiramente catastróficos! Que o digam Nagasaki e Hiroshima, duas cidades japonesas arrasadas com as bombas sobre elas lançadas pelos americanos, na Segunda Guerra Mundial. Morreram cerca de 200 mil pessoas e um número incalculável ficaram  feridas e ou com sequelas, sem se falar nos enormes estragos materiais e ambientais. Graças ao bom Deus e à  pertinácia do povo japonês elas foram reconstruídas em tempo recorde e são hoje duas modernas e prósperas cidades!

tmp636417826852175872.jpg      CL49YCDWwAA7cKT.png

Por outro lado, parece que a própria natureza está revoltada com os pecados dos homens,  que  são a causa mais profunda de todos os castigos que Deus manda ou permite desabem sobre o mundo. Há uma passagem no Livro do Gênesis que diz:”  Colocarei o meu arco nas nuvens.”  Santo Ambrósio observa  que a Escritura não diz a flecha, mas o arco para nos fazer compreender que é o  pecador que, pelas suas iniquidades, coloca a flecha sobre o arco e excita Deus a castigá-la. Como queremos , pois, ver-nos livres dos flagelos, se não deixarmos de irritar o céu e ofender ao Criador?

estrada-japao-950.jpg

E  as barbaridades morais e ambientais praticadas pelo homem  vão provocando fenômenos dos mais variados  em todas as regiões de nosso Planeta, a saber: incêndios na Noruega e em Portugal; inundações na China;  sucessivos e inesperados furacões, que atingem grau máximo, na região do Caribe, América Central e costa sudeste dos Estados Unidos; fortíssimos e devastadores terremotos no México; iceberg gigante, de um trilhão de toneladas !!!, que se desprende da plataforma de gelo no Pólo Antártico,cujo itinerário e consequências são imprevisíveis; calor nunca sentido na Europa, com sensação térmica de 53 graus, apelidado pelos europeus com um nome terrível – Lúcifer, entre muitos outros fatos e fenômenos que nos deixam assustados e apreensivos. E aqui em nosso Brasil, além das alterações climáticas nunca vistas, calor no Sudeste e frio no Nordeste, até terremoto tivemos, no Paraná!

82276799511151457.jpg  furacoesestadosunidos-1200x600.jpg

_93279983_larsenc_photo_2016315_lrg.jpg

Tem um ditado francês que diz:  ” Chassez le naturel,  il revient  au galop”  que pode ser  traduzida para o português, como:” contrarie  a natureza e rapidamente ela dá o troco”.

Quanto à segurança,  violência e  criminalidade, aqui tomadas no seu sentido mais amplo e profundo, crescem, se não em todos, mas seguramente, na maior parte dos países. Na Europa, sob a forma dos contínuos atentados, que mantêm a população em estado de tensão e pavor constante e crescente; na América do Sul, de modo especial no nosso Brasil, e em, países de outros continentes, a exemplo do México, através do “mata-mata” (homicídios de todos os gêneros) irracional e brutal, e por aí vai.

E isto sem se falar na impiedade, associada a uma imoralidade avassaladora e que tem a insolência de exigir foro de cidadania, e que investe contra quem ousa professar a sua Fé e os princípios do amor a Deus, do respeito aos seus mandamentos, ao direito natural , em contraposição a toda forma de pecado, aberrações , perversões , idolatrias, heresias e manifestações de pseudo-cultura atentatórias aos legítimos sentimentos religiosos, como foi a malsinada “mostra” ocorrida em Porto Alegre, e que estadeiam em todo mundo.

Graças a Deus, a 2a. Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, atendendo à ação movida em boa hora pelos partidos da oposição, suspendeu a blasfema , grotesca e preconceituosa exibição.

Ante este quadro, me vêm também à mente algumas profecias sérias que li recentemente, entre as quais as de Nossa Senhora de Fátima, já citadas nos posts “A Mãe de todas as mães ” e ” Fátima – Farol de Deus”, as de Nossa Senhora de La Salette, do Padre Pio de Pietrelcina e da Bem Aventurada Anna Maria Taigi, entre muitas outras, que predizem acontecimentos impressionantes, como se pode verificar por alguns  excertos da Profecia de La Salette, de 03 de julho de 1851, abaixo transcritos:

 

PROFECIA DE NOSSA SENHORA “DE LA SALETTE”

A060_LASalette.jpg

“Deus vai golpear de modo inaudito. Ai dos habitantes da Terra. Deus vai esgotar sua cólera, e ninguém poderá fugir a tantos males acumulados”.

“Os chefes, os condutores do povo de Deus negligenciaram a oração e a penitência. E o demônio obscureceu suas inteligências”.

“Deus permitirá à velha serpente introduzir divisões entre os que reinam, em todas as sociedades e em todas as famílias. Sofrer-se-ão tormentos físicos e morais. Deus abandonará os homens a si mesmos e enviará castigos que se sucederão durante mais de trinta e cinco anos.

“A sociedade está na iminência dos flagelos mais terríveis e dos maiores acontecimentos. Deve-se esperar ser governado por uma chibata de ferro e beber o cálice da cólera de Deus”.

“No ano de 1864, Lúcifer e um grande número de demônios serão soltos do inferno. Eles abolirão a fé pouco a pouco, até nas pessoas consagradas a Deus. Eles as cegarão de tal maneira que, salvo uma graça particular, adquirirão o espírito desses maus anjos. Várias casas religiosas perderão inteiramente a fé e perderão muitas almas.”

“Os maus livros abundarão sobre a Terra, e os espíritos das trevas espalharão por toda parte um relaxamento universal em tudo o que se refere ao serviço de Deus. Eles terão grandíssimo poder sobre a natureza.

“Tendo sido esquecida a santa fé em Deus, cada indivíduo desejará guiar-se por si próprio e ser superior a seus semelhantes. Serão abolidos os poderes civis e eclesiásticos.

“Toda ordem e toda justiça serão calcados aos pés. Não se verá outra coisa senão homicídios, ódio, inveja, mentira e discórdia, sem amor pela pátria e sem amor pela família.

“Os maus estenderão toda sua malícia. Até nas casas as pessoas matar-se-ão e massacrar-se-ão mutuamente”.

“Ao primeiro golpe de sua espada fulgurante [refere-se a Deus], as montanhas e a natureza inteira tremerão de espanto, porque as desordens e os crimes dos homens transpassarão a abóbada celeste. Paris será queimada, e Marselha engolida [pelas águas”].

“Várias grandes cidades serão abaladas e tragadas por tremores de terra. Crer-se-á que tudo está perdido. Só se verão homicídios, e se ouvirão apenas ruídos de armas e blasfêmias”.

 

“Então será feita a paz, a reconciliação de Deus com os homens. Jesus Cristo será servido, adorado e glorificado. A caridade florescerá por toda parte.

“Os novos reis serão o braço direito da Santa Igreja, a qual será forte, humilde, piedosa, pobre, zelosa e imitadora das virtudes de Jesus Cristo.

“A Terra será atingida por toda espécie de flagelos (além da peste e da fome, que serão gerais). Haverá guerras até a última guerra, que será movida pelos dez reis do Anticristo, cujo objetivo será o mesmo e serão os únicos a governarem o mundo”.

“Antes que isto aconteça, haverá uma espécie de falsa paz no mundo. Não se pensará em outra coisa, senão em se divertir. Os maus se entregarão a toda sorte de pecados”.

“Mas os filhos da Santa Igreja, os filhos da fé, meus verdadeiros imitadores, acreditarão no amor de Deus e nas virtudes que me são mais caras. Felizes essas almas humildes conduzidas pelo Espírito Santo! Eu combaterei junto a elas até que atinjam a plenitude da idade”.

“A natureza exige vingança por causa dos homens e estremece de pavor, na espera do que deve acontecer à Terra emporcalhada de crimes. Tremei, ó Terra, vós que fizestes profissão de servir a Jesus Cristo, mas que no vosso íntimo adorais a vós próprios.

“As estações mudarão, a terra só dará maus frutos, os astros perderão seus movimentos regulares, a Lua não projetará senão uma débil luz avermelhada. A água e o fogo darão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis tremores de terra, que engolirão montanhas, cidades, etc..

“Eu dirijo um premente apelo à Terra. Apelo aos verdadeiros discípulos do Deus vivo que reina nos Céus. Apelo aos verdadeiros imitadores de Jesus Cristo feito homem, o único e verdadeiro Salvador dos homens.

“Apelo aos meus filhos, meus verdadeiros devotos, aqueles que se deram a mim para que eu os conduza a meu divino Filho, aqueles que levo por assim dizer nos meus braços, que vivem de meu espírito.

“Enfim, apelo aos Apóstolos dos Últimos Tempos, aos fiéis discípulos de Jesus Cristo que viveram no desprezo do mundo e de si próprios, na pobreza e na humildade, no desprezo e no silêncio, na oração e na mortificação, na castidade e na união com Deus, no sofrimento e desconhecidos do mundo.

“É chegado o tempo para que eles saiam e venham iluminar a Terra. Ide e mostrai-vos como meus filhos amados. Estou convosco e em vós, contanto que vossa fé seja a luz que vos ilumina nestes dias de desgraças.

“Que vosso zelo vos faça como que famintos da glória e honra de Jesus Cristo. Combatei, filhos da luz, pequeno número que isto vedes, pois aí está o tempo dos tempos, o fim dos fins.

Jesus-caminha-consoco.jpg

“Todo o universo será tomado de terror, e muitos se deixarão seduzir, porque não adoraram o verdadeiro Cristo vivo entre eles. Chegou a hora, o sol se obscurece, só a fé viverá.

“Então a água e o fogo purificarão a Terra e consumirão todas as obras do orgulho dos homens, e tudo será renovado. Deus será servido e glorificado”.

768x1024-nazare.jpg

E o que nos resta fazer diante da situação em que nos encontramos, para a qual não vemos uma saída, do ponto de vista humano?  Muito simples: voltarmo-nos humildemente para Deus, por meio de Sua Mãe Santíssima, pedirmos perdão pelos nossos pecados e os pecados do mundo inteiro e através de preces e orações confiantes e perseverantes, sacrifícios e penitências, implorarmos sua intervenção misericordiosa, e a instauração na Terra do Reino dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, Reino onde imperarão a Ordem, a Justiça e a Paz!

 

Neste sentido, recomendo que rezemos diariamente o Santo Terço, pois é o meio indicado por Nossa Senhora, para obtermos a nossa salvação, a conversão dos pecadores e a verdadeira paz para o Mundo.

bnak-jk0f1dzyk3cv02r1sqh872_tjxj5kt74gcrjvallajdlwaq031fkllsbpgrx3nwckh_9ptjpbnogflb91bo0w9d.jpg

E como hoje é o dia dedicado aos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, peçamos a estes nossos poderosos intercessores que guardem, protejam e iluminem a humanidade para que esta se volte, por meio de Nossa Senhora, para Aquele que é a verdadeira esperança: Nosso Senhor Jesus Cristo!

Portanto há sim esperança, aliás mais do que esperança, a certeza de que o Bem triunfará sobre o mal!

arcanjos.jpg

6 comentários em “Há esperança?

  1. Realmente um resumo da caminhada do homem nessa terra sujeito a todo tipo de influências para sua perdição e para sua salvação. A ação da Santa Igreja sua doutrina e toda beleza vindo ao mundo no intuito de arrastar a humanidade para Deus em contr partida uma enxurrada demoníaca avassaladora inundando toda a terra. Um drama que faz a humanidade um joguete nas mãos de forças poderosas. Tanto por suas influências mudanças, satânicas e da fraqueza da carne.
    Nossa saída e se agarrar nos Santos nos Anjos em Nossa Senhora, e finalmente em Deus e na sua Santa Igreja Católica Apostólica e Romana.
    Excelente Meditação para nossos dias.

    Curtir

  2. Reiterando meus parabéns pelo dia e hoje, quanto ao texto, concordo com tudo que colocou e sei, vindo do coração. É fato, o mundo, não só o Brasil, passa por um momento terrível da civilização humana e, assim como você, penso que só a intervenção Divina pode nos devolver a um estado de vida melhor.

    Curtir

    1. Verdade José Claudio!
      Precisamos de muitas orações para alcançarmos uma vida melhor, onde reine o respeito, a honestidade, a honra, a esperança, onde também os valores Sagrados sejam respeitados.
      UM MUNDO ONDE DEUS NÃO HABITA CEDO OU TARDE PERECERÁ

      Curtir

  3. Meus Parabéns !!! Excelente o blog e sinto-me lisonjeado pelo trabalho de vocês. A cada leitura consigo pensar e refletir o bem de uma tão magnífica leitura. Continuarei acompanhando e torcendo por grandes voos. Que Deus é Nossa Senhora de Fatima ilumine e proteja a cada dia. Um fraterno e carinhoso abraço do, Valeriano Santiago

    Curtir

Deixe um comentário